fbpx
O Saber dos Sabores
Vevé Bragança
Guia de Queijos | Ver todos

Queijo Gouda

É um queijo holandês, de corte, produzido em várias regiões a partir de leite de vaca pasteurizado ou de leite cru, que é menos comum, com formato redondo, pesando de 5 kg a 10 kg.

A casca é muito lisa e de cor vermelha.

Depois de maturado (após 18 meses) ganha uma consistência um pouco granulosa, a parte interna ganha uma cor amarelo escuro e seu sabor se torna mais complexo.

Em poucos meses de maturação já está firme, com textura lisa e flexível.

A parte interna é permeada por pequenos buracos.

O sabor do queijo mais jovem é frutado e doce, mas à medida que envelhece o seu sabor e aroma se intensificam.

Existem algumas versões de Gouda que incluem temperos como alho, cebola ou cominho, pesto e tomates secos. Também existem versões premium, com maior cura, como o Prima Donna.

Gouda

Utilizações

Queijo de mesa, pode ser usado em sanduíches frios e em gratinados.

 

Harmonização com vinhos:

Devido ao seu  sabor bastante característico e leve toque adocicado, os Goudas encontram como melhores parceiros gastronômicos os vinhos brancos com sabor expressivo, como os elaborados com as cepas Riesiling Renano, Torrontés, Gerwurztraminer e Pinot Grigio, que podem ser secos, como também meio secos.

Os Goudas premium, que passam por maior tempo de maturação, e, desenvolvem sabor mais salgado e textura levemente granulada, encontram compatibilidade gastronômica nos vinhos tintos jovens que estagiaram por pouquíssimo tempo em barricas de carvalho e que apresentem aromas e sabores frutados, preferencialmente das cepas Carmenére, Pinot Noir, Merlot, Tempranillo ou mesmo Vinhos de corte da Península Ibérica.

Fonte:

O LIVRO DO QUEIJO – Juliet Harbutt – Organizadora – Editora Globo – São Paulo, 2010.