Moradores têm a oportunidade de participar do Estudo de Impacto da nova Arena do Santos FC; veja como contribuir
Estudo de Impacto da Nova Arena do Santos FC
A Prefeitura de Santos abriu uma consulta pública para o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) referente à construção da nova Arena do Santos Futebol Clube. Os moradores podem enviar sugestões até 13 de março, com a conclusão da obra prevista para três anos após o início das construções.
O EIV é uma importante ferramenta de planejamento urbano, destinada a avaliar os impactos de grandes empreendimentos no município. A autorização para as obras dependerá da análise de informações técnicas que buscam minimizar os impactos à população das áreas afetadas.
A consulta pública pode ser realizada tanto pela internet quanto presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, localizada na Rua Dom Pedro II, 25, 6° andar. Após o período de contribuições, o estudo será encaminhado para análise da Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv), que decidirá sobre a sua aprovação.
Se aprovado, um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e Compensatórias (Trimmc) será elaborado, estabelecendo ações para mitigar os impactos do projeto.
Informações sobre a Nova Arena
O Santos FC firmou um acordo com a WTorre para a construção da nova arena, que terá capacidade para 30 mil pessoas. O novo estádio será erguido em uma área de cerca de 68 mil m², no local onde atualmente se encontra o Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro.
Segundo o EIV, a WTorre indicou que os impactos negativos esperados serão poucos e de baixa a média significância, evidenciando um planejamento cuidadoso para evitar efeitos adversos nas áreas vizinhas. Os benefícios do projeto superam os impactos negativos, pois as medidas mitigadoras propostas são eficazes para controlar e minimizar quaisquer problemas no ambiente.
Veja também: