OPINIÃO: "O São Paulo desperdiçou mais uma edição do Paulistão"
Opinião: “O São Paulo jogou mais um Paulistão no lixo”
Queria escrever sobre muita coisa, mas não dá para falar sobre tudo em uma única coluna e pretendo dividir isso em novas postagens. Se tudo correr bem, amanhã (sexta-feira) e sábado (22), publicarei mais duas colunas opinativas aqui.
Bom, a coluna de hoje é o rescaldo de uma reflexão que queria trazer antes do jogo contra a Ponte Preta, mas que não consegui por falta de tempo. O foco seria a utilização do Paulistão como a continuação da pré-temporada.
O São Paulo jogou mais um Paulistão no lixo em 2025. Não consigo precisar desde quando estamos fazendo isso, mas não é de hoje. Após uma pré-temporada medíocre, onde o time viajou até Orlando-EUA em troca de algumas migalhas, o ideal seria usar parte da fase de grupos do Paulista para rodar o elenco e dar minutagem para os jovens jogadores.
Nada disso foi feito. Da ideia original de escalar os titulares em dois jogos seguidos e descansar em um, estamos vindo de quatro jogos consecutivos com os mesmos titulares, com três empates e uma derrota. Perdemos para um time de Série C (Ponte Preta) e empatamos com um de Série D (Inter de Limeira) e outro sem divisão nacional (Velo Clube). Parabéns aos envolvidos.
Após tantos erros na gestão do elenco, via esta semana como a última em 2025 onde seria possível testar e perder pontos, sem grande pressão. Contudo, já perdemos três pontos sem qualquer teste e com muita pressão, e com razão!
Qual era a necessidade de usar o time titular contra a Ponte Preta? Qual era a necessidade de dar mais minutagem para os jogadores que lideram o ranking de minutos jogados? Meu time contra a Ponte Preta teria sido diferente, sem pressão em cima dos jovens jogadores para levar mais público ao estádio.
Com certeza alguém pode argumentar que “o jogo contra a Ponte Preta valia a classificação antecipada como líder do grupo”. Mas até quando vamos tratar o Paulistão como se fosse uma Libertadores? Todo ano é o mesmo desespero!
Cansamos ainda mais os titulares, não vencemos e aumentamos a crise interna, sem rodar o elenco. Escrever isso após o resultado é fácil, mas não seria melhor colocar os jovens para jogar contra Inter de Limeira e Velo Clube?
Gostaria de entender se todas essas decisões foram de Zubeldía ou se passaram pela diretoria de futebol. Como não sei, prefiro culpar todos, da comissão técnica à presidência do clube, por jogar mais um Campeonato Paulista no lixo.
Espero voltar amanhã para falar sobre a omissão da gestão do clube!
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto e não refletem a opinião do site.
Veja também: