NASA ADVERTE SOBRE RISCO DE COLISÃO DO ASTEROIDE 2024 YR4 COM A TERRA EM 2032
Asteroide com chances de colisão em 2032
A NASA informou que um asteroide com até 91 metros de diâmetro tem uma probabilidade de 3,1% de colidir com a Terra em 2032. O asteroide, denominado 2024 YR4, apresenta um aumento em sua chance de impacto, que anteriormente era de 1,2%.
A agência espacial está monitorando a trajetória do asteroide e, ao momento, não existem outros grandes asteroides conhecidos com mais de 1% de probabilidade de impacto. Portanto, a NASA acredita que, com o tempo, o risco de colisão pode ser descartado, embora também exista a possibilidade de a probabilidade aumentar com novas informações.
O 2024 YR4 foi identificado pelo sistema de alerta de impacto terrestre de asteroides no Chile, em 27 de dezembro de 2024. A NASA estima que o objeto viaje a uma velocidade de aproximadamente 61.000 km/h. Em caso de colisão, o impacto geraria danos locais significativos, mas não causaria uma ameaça global como asteroides de maior tamanho.
O Telescópio Espacial James Webb irá analisar o asteroide em março para determinar sua dimensão com mais precisão. Ele deverá ser visível para observatórios terrestres até abril, porém não poderá ser detectado após junho de 2028.
Veja também: