STJD SUSPENDE Flamengo, Vasco e Atletas Após Conflito no Jogo do Super 8
Punições do STJD
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Liga Nacional de Basquete (LNB) aplicou sanções ao Flamengo, ao Vasco e a três jogadores envolvidos na confusão ocorrida no dia 26 de janeiro no Maracanãzinho. Durante a partida que ocorreu pelas quartas de final do torneio Super 8, um tumulto generalizado aconteceu entre os atletas das duas equipes. O Flamengo venceu o jogo por 92 a 73.
Valores das Multas
O Flamengo foi multado em R$ 45.000,00 devido a três infrações do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): participação na briga, não garantir a segurança no evento e deixar de tomar providências para prevenir desordens. O Vasco, por sua vez, terá que pagar R$ 48.000,00 por participar da briga e não apresentar a equipe para o reinício da partida.
Suspensões de Jogadores
Os jogadores Tayavek Gallizzi (Flamengo), Humberto e Matheus Eugeniusz (Vasco) também foram punidos. Gallizzi e Humberto receberam três jogos de suspensão cada, enquanto Eugeniusz foi suspenso por um jogo. O gestor da equipe do Vasco, Gegê Chaia, recebeu uma advertência por invadir a quadra.
A Confusão Durante o Jogo
A confusão começou quando Jordan Williams do Vasco fez uma falta em Eugeniusz. Humberto empurrou Gallizzi, que perdeu o controle, e ambos foram expulsos após uma longa análise de vídeo da arbitragem. Marquinhos do Vasco também foi excluído por discutir de forma agressiva com o técnico Gustavo de Conti, que havia acusado o jogador de agressão.
Durante o tumulto, a torcida do Flamengo intensificou a hostilidade em relação ao Vasco, ocorrendo discussões entre os torcedores e a comissão técnica do rival. No último quarto, o técnico do Vasco foi expulso, e a equipe decidiu deixar a quadra quando o placar estava em 79 a 69 a favor do Flamengo, alegando falta de segurança.
A partida ficou suspensa por aproximadamente 30 minutos e foi retomada somente com a intervenção policial. O Vasco terminou a partida sem cinco jogadores devido a expulsões. Após a retomada, a equipe se recusou a retomar o jogo, em protesto contra os incidentes ocorridos.
Considerações Finais
O julgamento ocorreu em primeira instância, e todas as punições estão sujeitas a recurso.
Veja também: