"Renato Gaúcho Revela xingamento que Jogador do Flamengo Recebeu de Ex-Técnico"

Renato Gaúcho e o Retorno de Michael

A passagem de Renato Gaúcho pelo Flamengo ficou marcada pela boa relação com os jogadores. Antes de assumir o clube em 2021, o treinador descreve que a convivência no Ninho do Urubu era mais tensa. Ele relatou que um ex-técnico xingou o jogador Michael, chamando-o de "burro" e dizendo que ele não pertencia ao grupo.

"Eu não vou falar o nome do treinador, mas ele (Michael) me falou. O treinador fala assim para ele: ‘Cara, é muito burro! Você não pode estar nesse grupo do Flamengo, você não consegue pensar!’"

Renato enfatiza a importância de comunicação e apoio entre treinador e jogador, afirmando que ajudou Michael a recuperar a confiança, assim como ele sempre faz com seus atletas.

A Evolução de Michael

Michael chegou ao Flamengo em 2020 e, até a chegada de Renato, teve três treinadores: Jorge Jesus, Domenèc Torrent e Rogério Ceni. Em uma conversa recente, Michael afirmou que Jorge Jesus também fez comentários críticos sobre seu desempenho.

"Quando eu cheguei aqui, ele (Jesus) era o treinador. Eu não cheguei muito pronto. Ele até brincava: 'Sem a bola você é burro, mas com a bola você é um jogador do c...'."

Michael reconheceu a ajuda de Renato e de Jorge Jesus para sua evolução na equipe, ressaltando que aprendeu muito com ambos e se esforçou para melhorar a parte tática do seu jogo.

Reflexões sobre a Liderança

Renato Gaúcho falou sobre a importância de elevar a moral de seus jogadores, pois desestimular um atleta pode ter consequências negativas, tanto no futebol quanto em qualquer outro ambiente profissional. Ele se orgulha de não ter inimigos no futebol e sempre busca incentivar seus comandados a atingirem seu potencial máximo.

A experiência de Michael, tanto com Renato quanto com Jorge Jesus, serve como um exemplo de como os treinadores podem impactar a carreira de um jogador através de sua abordagem e comunicação.

Veja também: