Infantino ignora clubes brasileiros e destaca favoritos europeus para o Mundial de Clubes

Resposta de Infantino a Trump sobre o Mundial de Clubes

Gianni Infantino, presidente da FIFA, se reuniu com Donald Trump na Casa Branca no dia 7 de março de 2025. Durante o encontro, Infantino foi questionado sobre os clubes favoritos para o Mundial de Clubes, que ocorrerá nos Estados Unidos em junho. O presidente da FIFA apontou quatro clubes europeus como os principais candidatos ao título, ignorando menções a clubes brasileiros.

"Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain. São os maiores e estão sempre lá, e esses clubes são multinacionais, têm jogadores de todos os países", afirmou Infantino.

Grupos do Mundial de Clubes 2025

O Mundial de Clubes de 2025 será o primeiro a seguir um novo formato, com 32 equipes participando a cada quatro anos. Os grupos foram definidos da seguinte maneira:

  • Grupo A: Palmeiras, Porto, Al Ahly, Inter Miami
  • Grupo B: Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Botafogo, Seattle Sounders
  • Grupo C: Bayern de Munique, Auckland City, Boca Juniors, Benfica
  • Grupo D: Flamengo, Espérance, Chelsea, Leon
  • Grupo E: River Plate, Urawa Reds Diamonds, Monterrey, Inter de Milão
  • Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund, Ulsan, Mamelodi Sundowns
  • Grupo G: Manchester City, Wydad, Al Ain, Juventus
  • Grupo H: Real Madrid, Al Hilal, Pachuca, Salzburg

Dos quatro clubes citados por Infantino, apenas o Paris Saint-Germain nunca venceu o Mundial, tanto na versão Intercontinental (até 2004) quanto no formato atual (2000-2023). O PSG enfrentará o Botafogo na fase de grupos e poderá se encontrar com o Palmeiras nas oitavas de final, dependendo dos resultados.

Contexto Crítico em Relação ao Racismo

Em um contexto paralelo, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, manifestou publicamente sua preocupação com casos de racismo no futebol e solicitou ação por parte da FIFA e da CONMEBOL em situações semelhantes, destacando sua indignação em relação ao tratamento dado em casos de discriminação no esporte.

Veja também: