Aumenta a probabilidade de um asteroide colidir com a Terra em 2032

Chance de asteroide cair na Terra em 2032 aumenta

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, elevou a probabilidade de que o asteroide 2024 YR4 atinja a Terra em dezembro de 2032 para 3,1%. Essa atualização representa a quinta vez que a chance de impacto foi revisada para cima desde que o corpo celeste foi descoberto no final de dezembro, partindo de uma estimativa inicial de 1,2%. A Agência Espacial Europeia (ESA) estima a chance de impacto do asteroide em 2,8%.

Embora essas probabilidades sejam consideradas baixas, são as mais altas já registradas para um asteroide. O 2024 YR4 tem entre 40 e 90 metros de largura e será monitorado pelo telescópio espacial James Webb em março, o que permitirá que os cientistas obtêm dados mais precisos sobre suas características.

O asteroide deve se afastar da Terra e desaparecer do nosso campo de visão ainda este ano, retornando apenas em 2028. Ao contrário do asteroide que causou a extinção dos dinossauros, com cerca de 10 km de diâmetro, o 2024 YR4 não resultaria em um desastre global, mas poderia causar danos significativos localmente. O cenário mais plausível prevê uma explosão em altitudes baixas, com potência equivalente a aproximadamente 500 bombas de Hiroshima.

A Nasa projeta que um impacto potencial ocorreria em uma faixa equatorial incluindo o Oceano Pacífico oriental, a parte norte da América do Sul, o Oceano Atlântico, o norte da África, o Mar Arábico e a Ásia meridional.

Veja também: