Asteroide pode atingir área altamente populosa da Terra em 2032, segundo a Nasa
Asteroide pode atingir região densamente povoada da Terra em 2032, diz Nasa
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou um novo relatório indicando que o asteroide 2024 YR4 pode colidir com a região mais populosa do mundo em 2032. O "corredor de risco" do asteroide abrange o leste do Oceano Pacífico, norte da América do Sul, Oceano Atlântico, África, Mar Arábico e sul da Ásia.
As cidades de Bogotá, na Colômbia (11,6 milhões de habitantes), Mumbai, na Índia (18,4 milhões), e Dhaka, em Bangladesh (23,9 milhões), estão entre as áreas afetadas. A Nasa aumentou a probabilidade de colisão do asteroide de 2,3% para 3,1%. O 2024 YR4 é considerado o "asteroide de maior ameaça já detectado".
A agência explicou que um aumento no risco de colisão é comum, mas pode ser reduzido com novos dados. As estimativas apontam que o asteroide tenha entre 40 e 90 metros de diâmetro, podendo alcançar a altura da Estátua da Liberdade, em Nova York. A Agência Espacial Europeia (ESA) estima um risco de 2,8%, o que torna o 2024 YR4 uma ameaça maior que o asteroide Apophis, que havia sido considerado ameaçador em 2004.
Preocupação Chinesa
Recentemente, o jornal britânico The Guardian publicou que a China começou a recrutar para uma "força de defesa planetária" após avaliações de risco sobre o 2024 YR4. Anúncios de emprego mencionaram a busca por profissionais graduados em engenharia aeroespacial, com a intenção de desenvolver uma unidade focada em monitoramento e alerta precoce de asteroides próximos à Terra.
Veja também: