Asteroide 2024 YR4: Probabilidades de colisão com a Terra aumentam significativamente
Asteroide 2024 YR4: Chances de colisão com a Terra triplicam
Um asteroide com potencial destrutivo suficiente para causar danos significativos pode colidir com a Terra em 22 de dezembro de 2032. Denominado 2024 YR4, o objeto mede cerca de 55 metros, similar à altura do Castelo da Cinderela, no Walt Disney World na Flórida.
Atualmente, as chances de impacto do asteroide são de 3,1%, um aumento considerável em relação à estimativa inicial de 1,2%. Essa mudança nas previsões levou a um monitoramento contínuo e intensivo do asteroide.
Embora a NASA classifique o 2024 YR4 como um dos asteroides mais ameaçadores já registrados, especialistas como Bruce Betts, da Sociedade Planetária, afirmam que não há motivo para pânico, pois a probabilidade de colisão pode se alterar conforme mais dados são coletados.
O asteroide viaja a aproximadamente 48 mil km/h e, caso atinja a Terra, deverá se desintegrar na atmosfera, liberando uma energia equivalente a 8 megatons, o que representa mais de 500 vezes a potência da bomba de Hiroshima — podendo causar destruição severa a cidades atingidas.
Os detalhes orbitais do asteroide indicam que sua área de risco abarcará regiões do Pacífico oriental, norte da América do Sul, Atlântico, África, Península Arábica e Sul da Ásia. Richard Moissl, da Agência Espacial Europeia, destaca que as medidas drásticas como evacuação ainda são prematuras.
James Webb vai ajudar a investigar o asteroide
Atualmente, as informações sobre dimensões do asteroide vêm de telescópios terrestres, que podem ter limitações em suas medições. Portanto, o Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA irá estudar o 2024 YR4 nos próximos meses, com o objetivo de obter dados mais precisos sobre seu tamanho e composição.
As observações do JWST começarão em março, quando o asteroide alcançará seu pico de brilho. As investigações subsequentes ocorrerão em maio, seguidas de uma nova análise prevista apenas para 2028.
Estudos adicionais sobre o 2024 YR4 são essenciais para entender melhor a magnitude da ameaça representada por ele e devem contribuir para o desenvolvimento de estratégias eficazes de defesa planetária no futuro.
Veja também: