Aplicativo gratuito ajuda a reduzir o uso de redes sociais; aprenda a utilizá-lo
Aplicativo ScreenZen ajuda a controlar o uso de redes sociais
Os brasileiros passam, em média, mais de três horas e meia com o olhar fixo nos celulares, de acordo com dados da startup Rocket Lab para 2023, e essa cifra pode ter aumentado em 2024. Para ajudar a limitar esse tempo de tela, o aplicativo gratuito ScreenZen se apresenta como uma boa alternativa, ao monitorar o uso do dispositivo e alertar os usuários sempre que tentam acessar aplicativos restritos.
Como usar o ScreenZen
O aplicativo ScreenZen está disponível apenas em inglês e aqui está um guia passo a passo de como configurá-lo:
- Baixe o ScreenZen para Android ou iOS.
- Na tela de configuração, selecione "Next" até chegar à tela que requer permissões. Toque em “Grant Permission” para autorizar os acessos.
- Escolha os aplicativos que sofrerão limitações, como Instagram, YouTube e outros, e toque em “Done”.
- Em “Daily Goal”, defina quantas vezes por dia cada aplicativo pode ser utilizado (o padrão é 5) e o tempo máximo de uso (padrão é 7 minutos).
- Pressione “Complete Setup”.
Após essas configurações, ao tentar acessar um aplicativo restrito, aparecerá um aviso. Você poderá escolher entre desbloquear o uso por um período ou ignorar o aviso.
Ferramentas nativas nos sistemas Android e iOS
Além do ScreenZen, os sistemas operacionais Android e iOS oferecem funções nativas para monitorar o tempo de uso de aplicativos, que podem ser uma opção para quem prefere uma interface em português:
Android: Acesse Configurações → Bem-estar e controles parentais → Temporizadores de aplicativos. Selecione os apps desejados e ajuste o tempo.
iOS: Vá em Ajustes → Tempo de Uso → Limites de Apps. Escolha os aplicativos e defina o tempo total de uso.
Essas ferramentas podem ser úteis para quem deseja gerenciar melhor o uso de redes sociais e reduzir o tempo em frente às telas.
Veja também: